Priscila Antunes

O Instituto Odeon, responsável pela gestão do Museu de Arte do Rio – MAR desde 2012, realiza, em 26 de janeiro, o seminário “O Terceiro setor na gestão da cultura”. O evento vai receber convidados com diferentes experiências no setor para debater o tema. Haverá também durante o seminário a apresentação de três cases. No mesmo evento, será lançado o livro “O terceiro setor na gestão da cultura: a perspectiva a partir do Museu de Arte do Rio”, organizado por Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon e do MAR. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Instituto Odeon.

O seminário tem como objetivo debater a atuação das organizações sociais gestoras de projetos, instituições e outras iniciativas culturais do poder público em parceria com o terceiro setor. A primeira mesa, às 10h, traça um panorama sobre o modelo de parceria com o Estado. Com mediação de Ana Carolina Lara, diretora executiva do Instituto Odeon, Renata Motta (Coord. Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – SEC-SP), Flavio Alcoforado (Doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV) e Beth Ponte (Diretora Geral Instituto de Ação Social pela Música – IASPM / Programa NEOJIBA) vão, de maneira crítica, apontar se esse modelo de fato trouxe benefícios para a sociedade quando comparado à prestação direta pelo Estado; o que é possível fazer para expandir esse modelo de parceria para outros municípios e estados e quais são suas principais barreiras.

Silvia Finguerut (Coord.de projetos de cultura e urbanismo da FGV Projetos) e Claudineli Ramos (Coord. Unidade de Monitoramento e Avaliação SEC-SP) participam da segunda mesa do dia, às 13h30. Tendo como tema “foco no valor público” os convidados vão tentar responder questões como “O que é valor público? ”, “O que é valor público na cultura? ”, além abordarem qual o papel do Estado e da sociedade para defender e alavancar o que entendemos como valor público. Com mediação de Erich Castilhos (Diretor Executivo Instituto Pensarte (SP)), também vão debater sobre o desafio de tornar esse conceito tangível para que possam ser medidos os resultados.

A última mesa, Gestão e Sustentabilidade, às 15h30, conta com as participações de Eleonora Santa Rosa (Diretora do Santa Rosa Bureau Cultural), Deca Farroco (Gerente de Projetos da Unidade de Patrimônio e Cultura na Fundação Roberto Marinho) e Bruno Ramos Pereira (Sócio da Radar PPP). Serão abordados os maiores desafios da gestão – incluindo a sustentabilidade – de equipamentos de cultura em parceria com o Estado com mediação de Pedro Paulo Gangemi (Gerente de Projetos do Sistema Fecomércio-RJ).

Os cases que serão apresentados após cada mesa são: Museu do Café, com Marilia Bonas (Diretora Executiva Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração / Museu do Café e Museu da Imigração), Projeto Guri, com Alessandra Fernandez Alves da Costa (Diretora Executiva Amigos do Guri / Projeto Guri) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, com Diomar Silveira (Presidente Instituto Cultural Filarmônica / Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Já a publicação que será lançada no dia do seminário apresenta um relato da experiência do Instituto Odeon à frente da gestão no museu, a partir de discussões sobre gestão da cultura e o modelo de gestão por organizações sociais trazidas por autores convidados de diversos setores, como Claudinéli Moreira Ramos, Allan Rocha de Souza, Vitor de Azevedo Júnior, Cláudio Lins Vasconcelos, Erich Bernat Castilhos, Pedro Paulo de Toledo Gangemi, Luciane Gorgulho, Eder Campos, Bruno Pereira e outros.

As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser realizadas por mesa no site do Instituto Odeon (www.institutoodeon.com.br).

Serviço:

Seminário “O Terceiro setor na gestão da Cultura”

Museu de Arte do Rio – MAR (Praça Mauá, 5)

26 de janeiro, das 9h às 18h

Inscrições gratuitas

Vagas limitadas

Instituto Odeon

O Instituto Odeon é uma associação privada de caráter cultural, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a gestão e a produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, agregando valor público para a sociedade. O Instituto foi formado a partir de uma ampliação da Odeon Companhia Teatral, organização criada em 1998. Tendo sido qualificado como Organização Social (OS) no Rio de Janeiro, o Instituto Odeon tornou-se, em 2012, parceiro da Prefeitura da Cidade na gestão do Museu de Arte do Rio – MAR. Com a assinatura do contrato de gestão, a experiência da Odeon no segmento cultural passa a ser utilizada no gerenciamento de um dos equipamentos mais importantes na revitalização da área portuária da cidade. A parceria firmada entre a Prefeitura e o Instituto Odeon garante, em termos administrativos e conceituais, as condições necessárias para o pleno desenvolvimento do programa do Museu de Arte do Rio – MAR. O modelo de gestão prima pela agilidade dos processos, transparência e eficiência, contribuindo para a sustentabilidade e longevidade das transformações culturais trazidas pelo MAR.

Gradim e o Odeon estiveram presentes em grandes projetos ligados ao setor público, como a Coordenação Executiva do projeto Circuito Cultural Praça da Liberdade, do Governo de Minas Gerais; a Coordenação Geral do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ -1999) por meio de um convênio com a Fundação Municipal de Cultura – um órgão ligado à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; a criação e execução do Programa Valores de Minas (entre 2005 e 2010), entre outros. Nesse período, por meio de um convênio com o Serviço Voluntário Assistência Social (SERVAS), órgão ligado ao Governo do Estado de Minas Gerais, o Odeon assumiu a Coordenação do Valores de Minas, programa que compreende a formação de jovens por meio de oficinas de arte (teatro, circo, música, dança e artes plásticas) – onde foram produzidos 5 espetáculos teatrais com estudantes da rede pública de Belo Horizonte/MG.

Fonte: SEGS