Notícias

Instituições sociais parceiras da FEAC estão entre as melhores do Brasil

Instituições sociais parceiras da FEAC estão entre as melhores do Brasil

(Por Ingrid Vogl)

 

O Centro Promocional Tia Ileide (CPTI) e o Instituto Padre Haroldo, entidades parceiras da Fundação FEAC, estão entre as 100 melhores Organizações Não Governamentais (ONGs) do Brasil. A conquista foi divulgada no dia 7 de agosto, durante a noite de premiação do “Melhores ONGs Época Doar 2017”. A iniciativa visa reconhecer boas práticas de gestão e transparência de instituições sociais e incentivar a cultura de doação entre pessoas físicas e jurídicas.

Em sua primeira edição, o prêmio da revista Época e Instituto Doar cria um Selo de Qualidade para as entidades, que ainda compõem o Guia das Melhores ONGs do Brasil. O objetivo da iniciativa é alavancar possibilidades de doações a estas instituições sociais e também incentivar a constante melhoria dos processos de gestão que impactam diretamente nos serviços sociais prestados às comunidades. A lista completa das ONGs vencedoras pode ser conferida aqui.

Avaliação

O Prêmio avaliou 1.560 instituições inscritas a partir de cinco critérios: causa e estratégia; representação e responsabilidade; gestão e planejamento; estratégias de financiamento; além de comunicação e prestação de contas. Durante o processo de avaliação do prêmio houve uma auditoria de maneira anônima nas entidades que foram analisadas para que os dados informados fossem comprovados.

Para a equipe do CPTI, o reconhecimento foi recebido com alegria e considerado a comprovação de que a gestão transparente e organizada do Centro está no caminho certo. Desde 2016, a equipe da entidade está em um processo de revisão do planejamento estratégico que pretende justamente proporcionar cada vez mais eficácia e qualidade à gestão da instituição.

“Neste ano em que o CPTI está comemorando 25 anos de existência legal, um prêmio desta relevância é de extrema importância para nós e toda nossa equipe. Em um cenário de crise econômica, nossa captação de recursos também se tornou bem mais difícil. Nossa expectativa é que esta premiação nos ajude a aumentar significativamente o número de doadores, pessoas físicas e jurídicas, já que esta conquista demonstra credibilidade, seriedade, transparência e uma gestão que repercute em um serviço de qualidade”, afirmou Dettloff von Simson Junior, presidente do CPTI.

Segundo Beto Sdoia, presidente do Instituto Padre Haroldo, a premiação é um reconhecimento importante, já que a instituição foi considerada uma das melhores em prestação de serviços essenciais, de alta qualidade e comprometidas com o profissionalismo e a boa gestão.

“Este prêmio valoriza o empenho e dedicação das entidades e nos permite ter mais visibilidade nos meios de comunicação e consequentemente na sociedade, para que mais pessoas conheçam o serviço de inestimável necessidade prestado. Às pessoas que já conhecem nossa obra, este prêmio atesta nosso compromisso, idoneidade e profissionalismo ao lidar com os recursos empregados, sejam estes recursos de origem da gestão pública, renúncia fiscal ou das pessoas que contribuem com o instituto”, analisou Beto Sdoia.

O presidente do Instituto Padre Haroldo também chamou a atenção para a iniciativa que valoriza boas práticas nos processos de gestão. “Num momento em que enfrentamos no Brasil tanta desconfiança por relatos de mau uso de recursos, é de extrema importância apontar as práticas de gestão transparentes e responsáveis com as demandas da sociedade”, frisou.

Prêmio

Com critérios voltados para atividades complexas da gestão de projetos, como processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação, públicos e transparentes, o Guia demonstra que as organizações sociais brasileiras estão focando cada vez mais em ampliar e melhorar a gestão interna dos serviços prestados. Com mais de 1,5 mil entidades de diversas áreas inscritas – como saúde, assistência social e educação, o Prêmio demonstra um amadurecimento do setor social no Brasil e estimula a melhoria contínua do universo que integra as organizações da sociedade civil.

Saiba mais sobre o CPTI: http://www.cpti.org.br/pdic/

Saiba mais sobre o Instituto Padre Haroldo: http://www.padreharoldo.org.br/