(Por Laura Gonçalves)

Luciana e Beatriz têm o sonho de cursar uma faculdade estadual e estão trabalhando duro para atingir seus objetivos. As adolescentes de 14 e 15 anos, respectivamente, acabam de entrar no colégio técnico Etecap e garantem que o sucesso veio por meio das aulas oferecidas pelo PACTO, curso preparatório da instituição Grupo Primavera, entidade parceira da Fundação FEAC, localizada no bairro São Marcos, periferia de Campinas/SP.

“Aqui, os professores têm uma técnica de ensino diferenciada, os alunos estão interessados em estudar, as aulas são dinâmicas e integradas, e isso tudo traz motivação. Quando conseguimos passar no colégio técnico percebemos que nosso sonho de cursar Unicamp não está distante. É um sonho bem possível que depende do nosso esforço”, relataram as meninas.

E o PACTO vem fazendo sucesso entre os adolescentes. Com cerca de 160 alunos por ano, dividido em duas turmas, o curso gratuito visa preparar os jovens, com idade entre 13 e 15 anos que frequentam as escolas públicas da região da instituição, para os vestibulinhos de Campinas e região.

“Nosso diferencial é o aprender a aprender. Os alunos que entram aqui, após uma seleção, são comprometidos e sabem que devem se esforçar. Queremos passar o conteúdo de uma forma diferenciada para que aprendam a usá-lo quando for necessário”, frisou a gestora executiva do Grupo Primavera e ex-professora do PACTO, Ruth Maria de Oliveira.

De acordo com a gestora, o curso, criado em 2001, foi a primeira porta de entrada dos meninos, uma vez que o Grupo Primavera era uma entidade que atendia apenas meninas. “Sabíamos que os rapazes estavam aqui fora sem nenhum preparo para o mercado de trabalho e estudos. Tínhamos que oferecer essa oportunidade a eles”, explicou Ruth.

“Esta iniciativa é uma tecnologia social que tem um impacto muito grande na comunidade, na família e na vida dos alunos. Ao longo dos anos percebemos esse impacto e sabemos do envolvimento dos pais na vida dos filhos e, inclusive de casos de mães retomaram os estudos. Isso é fantástico”, resumiu a gestora.

Mais de 1,6 mil jovens já passaram pelo PACTO que, neste ano, registrou 85% de aprovação nos colégios técnicos de Campinas. “Sabemos que muitos alunos que fizeram o curso entraram em universidades públicas e isso nos faz acreditar ainda mais. A educação é poderosa e muda a vida desses jovens”, resumiu.

De acordo com supervisora do departamento de Educação da Fundação FEAC, Thais Riguetto, ter acesso a projetos como o PACTO, possibilita a oportunidade dos jovens se capacitarem, se desenvolverem e se tornarem cidadãos críticos preparados para a vida. “Como consequência, esses estudantes poderão ter mais oportunidades no mercado de trabalho, melhora de renda e maior desenvolvimento profissional e pessoal.  Por meio da educação é garantido o desenvolvimento social, econômico e cultural dos indivíduos e da sociedade”, acrescentou.

Alunos e professores

Antes do início das aulas, a maioria dos alunos está sentada nas mesas fazendo tarefas, estudando e tirando dúvidas. Não há tempo a perder e todos estão comprometidos com o aprendizado.

“Escolhi o PACTO porque todos os alunos que estudam aqui se saem bem. A preparação é mais do que técnica, é psicológica e emocional. Os professores estão sempre dispostos a nos ajudar. É bem difícil, tem muita lição mas com dedicação acredito que vou conseguir”, falou a estudante Isabela Feliciano da Silva, 14 anos, da Escola Estadual Manuel Albaladejo Fernandes.

A aluna Vitória Amaro Silva, também acredita que o curso irá leva-la para o colégio técnico e depois para a faculdade. “Quero cursar técnico de Química ou Mecatrônica e futuramente cursar Engenharia Eletroeletrônica na Unicamp e estou me esforçando para isso. Aqui não há tempo para brincadeira, porque temos aula de manhã e à noite”, explica a também aluna da escola Manuel Albaladejo Fernandes.

Henrique Barzan, professor de Química, garante que o diferencial do curso é a vontade dos alunos. “Quem entra aqui tem vontade de aprender. A metodologia preza pelas tarefas, os professores estão sempre disponíveis e os alunos têm um carinho, respeito e cumplicidade. Os alunos que saem daqui têm vontade e estão dispostos a conseguir mais. Acredito que esses estudantes farão a diferença”, finalizou.

Saiba mais: www.gprimavera.org.br