A revista Época e Instituto Doar estão criando uma guia que irá divulgar  as melhores Organizações Sociais do Brasil. Aquelas que além de defender causas,  trabalham de acordo com os padrões adequados de gestão, planejamento e transparência.

A publicação “Melhores ONGs do Brasil” quer oferecer  informações precisas sobre as organizações participantes,  para auxiliar em sua tomada de decisão sobre para qual entidade destinar o seu apoio financeiro e horas de voluntariado.

A participação na seleção  é aberta e gratuita para todas as associações com fins não econômicos, qualquer que seja o seu porte e localização geográfica/local de atuação no País. Não serão permitidas participações de sindicatos, igrejas, partidos políticos e outros casos onde, na dúvida, o grupo organizador utilizará os critérios definidos pelo Censo FASFIL, do IBGE.

O processo de inscrição permitirá que, após análise técnica da equipe organizadora, seja feita uma divulgação na web e na Revista Época.

Como participar

As organizações sociais interessadas devem se inscrever no site www.melhores.org.br até 28 de fevereiro de 2017.

A organização deve preencher o formulário de inscrição, responder  36 perguntas sobre cinco grandes temas transversais que permitem a verificação das condições de transparência e gestão nas organizações: Causa e estratégia de atuação; Representação e Responsabilidade; Gestão e Planejamento; Estratégia de Financiamento; Comunicação e Prestação de Contas e siga as orientações quanto ao envio de documentação comprobatória das informações prestadas.

Cada instituição inscrita deverá indicar duas outras ONGs para participar. As indicações consistem em: nome da indicada, nome e e-mail de um contato na organização. O objetivo é ampliar a divulgação entre pares, assim atingindo todo o país.

Todo o processo é realizado online para viabilizar a participação de entidades de todo o País.

 

Seleção 

As respostas de cada Organização passam por uma seleção. As Organizações mais bem qualificadas em suas áreas serão destacadas em uma publicação online específica.

Cada Organização será classificada de acordo com a sua área de atuação e Estado de localização.

O resultado oferece uma visão única das ONGs Brasileiras e quem são as melhores e as mais queridas organizações (na opinião de doadores e do público em geral, medidos pelas curtidas do Facebook e pelo número de doadores recorrentes).

Informações e inscrições: www.melhores.org.br