CFEP mobiliza instituições sociais para que recolham os anéis de alumínio para serem revertidos em cadeiras de roda

A partir de agora, a Fundação FEAC passa a ser um ponto de coleta da campanha “Eu ajudo na lata”, promovida pela Unimed Campinas que tem o objetivo de mobilizar a população para a arrecadação de lacres para contribuir com a acessibilidade de pessoas com deficiência motora ou que tenham doenças que impeçam a mobilidade.

O objetivo é que as 77 entidades parceiras e suas 132 unidades de atendimento juntem os lacres e os entreguem na FEAC. Todo esse processo está sendo liderado pelo Conselho da Federação das Entidades Parceiras (CFEP), que responde pela mobilização das instituições.

A campanha está sendo divulgada e incentivada pelo Comitê de Trabalho em Rede, que compõe o CFEP. Esta é a primeira ação do Comitê. O que se espera é que as próprias entidades pratiquem a solidariedade entre elas.

“A coleta de lacres é uma ação coletiva para que as entidades se solidarizem entre si, entendendo que não necessariamente os benefícios virão para a própria instituição. Assim, pretendemos conscientizá-las de que um simples ato vai ajudar alguém, pensando no coletivo e unindo as instituições para desenvolver qualquer tipo de campanha”, afirmou Hamilton Ribeiro Junior, presidente do CFEP.

Processo

O processo para o recolhimento dos anéis de alumínio começa com a separação do material, que deve ser guardado em garrafas PET de 2 litros. Todo o material coletado deve ser entregue durante as reuniões do CFEP que acontecem na Fundação FEAC. A equipe da Fundação será a responsável por entregar ao setor de Responsabilidade Social da Unimed Campinas todo o material coletado pelas entidades.

Quando 200 garrafas PET de 2 litros são coletadas, o material é vendido e feita a compra de uma cadeira de rodas, que é doada a instituições sociais de Campinas/SP e região.

Na lata

A campanha é uma iniciativa da Unimed nacional, também desenvolvida pelas unidades da empresa em várias regiões do país. Em Campinas, a coleta dos lacres foi iniciada em 2014 e cresce anualmente. Qualquer pessoa ou instituição, como escolas, empresas e outros, podem participar da iniciativa.

Para viabilizar a campanha, a Unimed já tem estabelecidas parcerias com a empresa que compra os lacres – que paga por eles um preço acima do praticado no mercado – e com o vendedor das cadeiras – que facilita a compra com preços mais acessíveis.

Até agora, cerca de 25 cadeiras de roda já foram doadas por meio da campanha local. Ao longo do tempo foram recolhidas cerca de 1120 garrafas pet equivalentes a 874 quilos de lacre. No Brasil, 167 unidades da Unimed participam da iniciativa atualmente, contabilizando 256 itens de acessibilidade por meio de 16.258 quilos de alumínio que equivalem a 46.202.500 lacres.

Doações

São os próprios doadores de lacres que indicam as entidades de assistência social que podem receber as doações de cadeiras de rodas. Antes da definição da doação, é feita uma visita pela equipe da Unimed que verifica a necessidade do equipamento pela instituição.

A entrega é feita pela equipe de Responsabilidade Social e os parceiros da campanha e pode ser acompanhada pelo público que doou o material. Até agora, 21 instituições assistenciais, como Associação Esperança e Vida e Sorri Campinas, entidades parceiras da Fundação FEAC, já foram beneficiadas com doações de cadeiras de rodas.

Qualquer cidadão, empresa ou instituição pode participar da campanha, entregando os lacres coletados na Unimed Campinas, que fica na Avenida Barão de Itapura, 1123 – Botafogo, Campinas/SP. O telefone de contato é (19) 3731-7900.

Saiba mais sobre o “Eu ajudo na lata”