Socializar valores de convivência por meio de cuidados com limpeza e organização do patrimônio escolar. Esse foi o objetivo da comunidade da Escola Estadual (EE) Profª Lais Bertoni Pereira que realizou durante todo o último 25 de maio, a ação #MinhaEscolaMaisBonita.

O belo dia típico de outono, ensolarado e com temperatura amena, reuniu cerca de 200 alunos, além dos professores, funcionários e gestores da escola, que participa da 2ª edição do projeto FEAC na Escola (FNE). Toda a comunidade escolar se dedicou durante a manhã e tarde a cuidar, limpar e organizar diversos ambientes escolares como as salas de aula, sala de informática, sala multimídia, jardim e quadra esportiva.

A ideia de promover a ação surgiu da equipe escolar, que vem participando assiduamente dos Encontros de Formação do Eixo de Gestão, Pessoas e Processos do FEAC Na Escola, que tratou sobre valores de convivência e foram ministrados pela pedagoga Adriana Ramos. Os recursos para a promoção da ação são provenientes do Projeto.

Segundo o vice-diretor da escola, Hélio Antonio Paulo Rocha, desde o ano passado, gestores, professores, alunos e funcionários estão discutindo e construindo os valores de convivência da escola: cooperação, respeito, comprometimento, inovação e valorização.

“Durante toda a semana passada, foi trabalhado em sala de aula todos os valores definidos pela comunidade escolar e hoje, a ação culmina com a prática desses valores em relação ao patrimônio escolar. Assim, esperamos que os alunos percebam que a escola é deles e que a gestão está próxima e sempre aberta ao diálogo”, explicou o vice-diretor. Ao fim das atividades, toda a comunidade escolar se reuniu na quadra para avaliar e refletir sobre a participação de cada um durante a ação.

 Pertencimento 

De acordo com Rafaela Gabani, responsável pelo assessoramento técnico do FEAC na Escola junto à EE Prof. Lais Bertoni Pereira, a ação #MinhaEscolaMaisBonita surgiu da vontade da equipe mobilizar os alunos para a participação no espaço escolar. Para isso, foram acionados alunos representantes de sala e membros do Grêmio Estudantil para que a ideia se multiplicasse. “Além disso, a escola pretende incluir em sua prática as assembleias de classe, preparando a equipe docente para que em seguida isso seja realizado com os alunos nas salas de aula”, disse.

Empenhados em cumprir todas as ações propostas para a ação da escola, os alunos se movimentavam animadamente por todos os espaços, carregando cadeiras e carteiras, lavando o chão das salas, organizando o mobiliário e finalizando a pintura da quadra esportiva.

“Achei importante a equipe da escola se mobilizar para realizar a ação. Foi bacana a ideia da gestão chamar o Grêmio Escolar para engajar os alunos da escola nesta atividade. Nós fizemos a nossa parte e hoje estão todos aqui empenhados.Tenho certeza que a partir de agora nós teremos mais consciência sobre cuidar da escola, que é nossa também”, afirmou a presidente do Grêmio Estudantil da EE Lais Bertoni, Mayssa Nascimento de Oliveira, do 2º ano do ensino médio.

A próxima ação que a comunidade escolar pretende promover é a #MinhaEscolaMaisFeliz, que deve ser realizada no segundo semestre dando continuidade às atividades desta quarta-feira.  O objetivo será registrar ao longo dos próximos meses, momentos em que a escola esteja concretizando e praticando os valores construídos. Todo esse material será exposto, juntamente com outros trabalhos que serão resultados de projetos sobre direitos humanos, que a coordenação da escola está desenvolvendo com professores e alunos.