FEAC Arte e Cultura

Logo Feac Arte e Cultura

O programa teve início em 2012 com o nome de Projeto Calendário Cultural, com apresentações artísticas e culturais mensais, realizadas por instituições da rede de parceiras à FEAC, para os colaboradores da Fundação.

No mesmo ano, houve a formação do Coral Integrado, com aproximadamente 300 vozes de crianças e adolescentes.

Em 2013, o Calendário Cultural deixou de ser projeto e se tornou programa. O formato foi mantido, mas a seleção de entidades participantes foi realizada por meio de Edital. Neste ano, além das apresentações para a equipe FEAC, foram promovidas duas mostras fotográficas para os dirigentes das entidades integrantes da rede de parceiras.

O Programa esteve influenciado pelos 50 anos da FEAC, em 2014. Somadas às tradicionais apresentações artísticas na Fundação, aconteceram espetáculos de forma descentralizada, realizados nas cinco macrorregiões do município de Campinas, abertos às famílias e comunidades em geral. O Coral Integrado realizou duas apresentações. Os espetáculos contaram ainda com a participação do Coral FEAC 50, formado por colaboradores da FEAC. Os dois espetáculos aconteceram no Teatro localizado no Shopping Center Iguatemi Campinas.

Em 2015, o Calendário Cultural manteve a tradição de apresentações internas e inspirado no sucesso das apresentações descentralizadas promoveu uma apresentação, em formato de Festival, que reuniu todas as apresentações realizadas no ano em um espetáculo denominado “Nossa Gente Brasileira”. O encerramento anual do programa foi mais uma vez marcado pelo tradicional Coral Integrado com apresentação do espetáculo “Um bom momento pra Cantar”.

A partir de 2016, passou a ser desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social (DAS) e recebeu um novo nome – Programa FEAC Arte e Cultura. O novo formato possibilitou a participação de outras instituições, com as quais a FEAC estabelece pontuais parcerias. A importância de incentivar, qualificar e divulgar o trabalho das organizações que desenvolvem ações de arte e cultura foi renovada e ampliada. Buscando qualificar as atividades artísticas e culturais das instituições inscritas pelo Edital, o Programa realizou uma formação com cinco encontros e vivências de palco.

O Programa FEAC Arte e Cultura encerrou 2016 com dois espetáculos diferentes: a atração teatral FLICTS, com múltiplas linguagens; e o já tradicional Coral Integrado com uma homenagem ao centenário do samba “O samba da nossa voz”.

Em 2017, o FEAC Arte e Cultura, mantendo sua característica inovadora, prioriza sua atuação nos territórios e reitera o compromisso de incentivar e divulgar o trabalho das organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de arte e cultura como estratégias meio para atendimento aos objetivos do serviço executado nas políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação, prioritariamente. A edição 2017 vai ainda incentivar, através da atividade chamada UrbanizARTE, a ocupação de espaços públicos a fim de legitimá-los como locais onde as manifestações de arte, cultura, esportes, recreação e lazer devem acontecer. Serão eventos mensais, de junho a outubro, nos quais serão a convivência será promovida, bem como o fortalecimento de vínculos familiares e de pertencimento comunitário dos moradores de tais territórios.

O espetáculo, que encerra as atividades deste ano, será a união das múltiplas linguagens artísticas em um musical com a participação de crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

  • urbanizARTE: 5 ações nas macrorregiões de Campinas, em espaços públicos, com apresentações de atividades artísticas, culturais e esportivas.
  • Musical: composto por múltiplas linguagens artísticas reunidas em um único espetáculo, com a participação de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência atendidos por Organização da Sociedade Civil de Campinas.

6 Comments

  1. […] 2014,  a Fundação FEAC promove, no período de maio a outubro, a 3ª edição do Programa Calendário Cultural. A iniciativa está neste ano sob influência dos 50 anos FEAC e, por isso, contará, além das […]

  2. […] Campinas/SP), a Fundação FEAC promove a primeira apresentação descentralizada do Programa Calendário Cultural – Edição 2014. A iniciativa que visa difundir e valorizar as ações e projetos artísticos […]

  3. […] próxima sessão do projeto Calendário Cultural, a ocorrer nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, unirá artes circenses, percussão e cultura hip […]

  4. […] poderão conferir como foi as primeiras apresentações artísticas da terceira edição do Calendário Cultural : uma iniciativa do Escritório de Projetos da FEAC que visa destacar o trabalho cultural produzido […]

  5. […] 24 de outubro, a Fundação FEAC promove mais uma apresentação descentralizada do Programa Calendário Cultural. A iniciativa, que visa difundir e valorizar as ações e projetos artísticos culturais das […]

  6. […] pela Fundação FEAC, no âmbito do programa Calendário Cultural, o Coral Integrado 2014 conta com apoio dos parceiros Unimed Campinas e Brasil Kirin e a gentil […]