FEAC Arte e Cultura

Logo Feac Arte e Cultura

FEAC Arte e Cultura é o programa da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social – DAS, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de projetos socioculturais que possibilitem a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos o contato, a fruição e o estímulo à produção artística e cultural como instrumento de inclusão social e direito fundamental de todos os cidadãos. Estes direitos são garantidos pela Constituição Federal, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente e Plano Nacional de Cultura.

O Programa teve início em 2012 com o nome de Calendário Cultural e era composto por uma agenda de apresentações artísticas e culturais, que foram realizadas pelas entidades da rede de conveniadas à FEAC, para os colaboradores, Diretoria e Conselho Curador da Fundação. Além das apresentações, houve também a criação do Coral Integrado FEAC, formado por aproximadamente 300 vozes de crianças e adolescentes atendidos por entidades conveniadas e conduzido por um profissional especializado, contratado pela FEAC. A apresentação deste Coral foi aberta às famílias dos participantes e à comunidade em geral, encerrando a agenda do Calendário Cultural FEAC desse ano.

Já em 2013, o Programa manteve-se no mesmo formato sendo que a seleção das entidades que integraram o Calendário Cultural passou a ser feita por meio de Edital.

Na edição de 2014, o Programa esteve influenciado pelos 50 anos da FEAC. Por conta disso, somadas às tradicionais apresentações artísticas voltadas aos colaboradores da Fundação, aconteceram espetáculos de forma descentralizada, realizados nas cinco macrorregiões do município de Campinas, abertos às famílias dos participantes e comunidades em geral. Neste mesmo ano, o Coral Integrado realizou duas apresentações. Os espetáculos contaram ainda com a participação do Coral FEAC 50, formado por colaboradores da Fundação FEAC que, voluntariamente, participaram de aulas de canto/coral. Os dois eventos aconteceram no ex Teatro Brasil Kirin, atual Teatro Iguatemi encerrando as festividades dos 50 anos FEAC.

Em 2015, o Programa Calendário Cultural manteve a tradição de apresentações internas, e inspirado no sucesso das apresentações descentralizadas, o Calendário Cultural promoveu uma apresentação, em formato de festival, que reuniu todas as apresentações realizadas ao longo do ano. O espetáculo denominado “Nossa Gente Brasileira” foi aberto para familiares de todos participantes e à comunidade em geral. Este grandioso espetáculo foi apresentado no ex Teatro Brasil Kirin, atual Teatro Iguatemi.

A fim de qualificar as atividades artísticas e culturais das entidades que se interessaram pelo Edital, o Programa promoveu oficinas ministradas por profissional especialista.

O Calendário Cultural FEAC foi encerrado pelo tradicional Coral Integrado com apresentação do espetáculo “Um bom momento pra Cantar”.

A partir de 2016 o Programa Calendário Cultural passa a ser desenvolvido pelo Departamento de Assistência  Social (DAS) e recebe um novo nome – Programa FEAC Arte e Cultura. A partir desse ano o Edital será aberto às entidades conveniadas e também às não conveniadas.

O Programa atenderá aos quatro pilares de sustentação:

  • Calendário Cultural: com as apresentações artísticas e culturais das entidades, que ocorrerão na FEAC para seu público interno e nos territórios, abertas às famílias e comunidade em geral;
  • Festival: composto por múltiplas linguagens artísticas reunidas em um único espetáculo, desenvolvido a partir de um tema definido pela FEAC e organizações participantes.
  • Coral Integrado: composto por entidades que serão selecionadas por meio de edital que desenvolvem atividade de canto/coral. Haverá uma apresentação para público em geral, famílias e comunidade.
  • Oficinas e assessoramento: orientações técnicas para qualificação e potencialização das atividades de arte e cultura nas entidades.

6 Comments

  1. […] 2014,  a Fundação FEAC promove, no período de maio a outubro, a 3ª edição do Programa Calendário Cultural. A iniciativa está neste ano sob influência dos 50 anos FEAC e, por isso, contará, além das […]

  2. […] Campinas/SP), a Fundação FEAC promove a primeira apresentação descentralizada do Programa Calendário Cultural – Edição 2014. A iniciativa que visa difundir e valorizar as ações e projetos artísticos […]

  3. […] próxima sessão do projeto Calendário Cultural, a ocorrer nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, unirá artes circenses, percussão e cultura hip […]

  4. […] poderão conferir como foi as primeiras apresentações artísticas da terceira edição do Calendário Cultural : uma iniciativa do Escritório de Projetos da FEAC que visa destacar o trabalho cultural produzido […]

  5. […] 24 de outubro, a Fundação FEAC promove mais uma apresentação descentralizada do Programa Calendário Cultural. A iniciativa, que visa difundir e valorizar as ações e projetos artísticos culturais das […]

  6. […] pela Fundação FEAC, no âmbito do programa Calendário Cultural, o Coral Integrado 2014 conta com apoio dos parceiros Unimed Campinas e Brasil Kirin e a gentil […]