O voluntariado tem um efeito positivo em qualquer idade, mas depois dos 40 parece ser ainda melhor

O trabalho dos voluntários é sempre de louvar, mas não é apenas quem é ajudado que ganha com este ato de humanidade. Um estudo da Universidade de Southampton, no Reino Unido, revela que o voluntariado a partir dos 40 anos pode melhorar a saúde mental.

A investigação analisou as respostas de cinco mil britânicos em questionários realizados em 1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006 e 2008, tendo sido dadas mais de 66 mil respostas, como conta a FOX News.

De todas as respostas dadas, 20% confessou fazer voluntariado e foram essas mesmas pessoas as que apresentaram melhores resultados em testes cognitivos, quando comparadas com aquelas que nunca tinham feito trabalho voluntário na vida.

O estudo revela ainda que os benefícios para a saúde mental era maiores quantas mais vezes era realizado este tipo de trabalho não remunerado e em prol de causas, contudo, esta ligação apenas foi notada em pessoas com mais de 40 anos, embora os investigadores defendam que o voluntariado é benéfico em qualquer idade.

Em causa, lê-se na publicação, está o fato das pessoas que são voluntárias a partir dos 40 terem uma rede social maior, mais poder e prestígio, o que mexe positivamente não só com o ego, como também com o bem-estar.

Fonte: Notícias ao Minuto