Educação: Conquista Coletiva

ECC_Interna

Desde 2013, o Programa Educação: Conquista Coletiva (ECC) direciona esforços às entidades de Educação Infantil, considerando que o público atendido por estas instituições está em uma fase de extrema relevância no conjunto da vida humana.

O objetivo do Educação Conquista Coletiva é contribuir com as entidades de Educação Infantil conveniadas à FEAC para estruturarem e qualificarem iniciativas com vistas à participação efetiva da família no desenvolvimento da criança de zero a três anos.

Desde abril de 2013 o Programa objetiva ampliar as percepções para além da Educação Infantil formal, com vistas ao envolvimento efetivo da família no processo de desenvolvimento infantil.

Em fevereiro de 2014, representantes de cinco entidades de educação infantil conveniadas à Fundação FEAC, que tiveram seus projetos selecionados via edital, assinaram termo de parceria junto ao ECC. Nesta primeira edição, com término em dezembro de 2015, as entidades apoiadas são AMIC – Monte Cristo, Casa da Criança Madre Anastácia, Casa da Criança de Sousas, Centro Infantil Tia Nair e Creche Mãe Cristina. As cinco instituições recebem apoio técnico e financeiro por um período de dois anos – 2014 e 2015.

Para atender a 100% das unidades de educação infantil conveniadas à FEAC, o Programa está organizado em três edições com duração de 02 (dois) anos cada. Ao ofertar o programa ECC para todas as 15 instituições de educação infantil (zero a três anos), a FEAC reitera seu compromisso com a Primeira Infância. Desta forma, na segunda edição, entre os anos de 2016 e 2017, outras novas cinco instituições participarão do programa; e outras cinco na terceira edição, entre os anos de 2018 e 2019.

Neste 2015 serão iniciados os preparativos para a 2ª edição do ECC, através da oferta de formação e aplicação do instrumental INDICADOR DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL – IQEI*– MEC, 2009.

Todas as instituições participantes, inclusive as apoiadas na 1ª edição, passarão pela aplicação do IQEI. Para as entidades que ainda não participaram do programa, o indicador será importante para realizar um diagnóstico atualizado de suas necessidades. Fundamentadas no panorama gerado, serão estimuladas a propor projetos candidatos ao apoio pelo ECC.  Já aquelas que tiveram seu projeto apoiado na primeira edição do projeto (2014 e 2015) terão oportunidade de avaliar o impacto dos investimentos realizados e continuar a definir prioridades em seus planejamentos.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – 1ª edição Educação: Conquista Coletiva

2 Comments

  1. […] o interesse da FEAC em participar da Rede Nacional Primeira Infância surgiu quando foi lançado o Programa Educação: Conquista Coletiva, que tem como objetivo investir em iniciativas que promovam o desenvolvimento infantil. “Quando a […]

  2. […] à FEAC, reuniram-se, no último 02 de dezembro, na sede da Fundação FEAC, com a equipe do Programa Educação: Conquista Coletiva (ECC) para discutir as ações, a serem promovidas no próximo ano, com vistas ao fomento da […]