Jogos, brincadeiras e diversão unindo com pais e filhos. Assim foi a tarde desta terça-feira, 24 de maio, na Creche Menino Jesus de Praga, entidade conveniada à Fundação FEAC, que participou da Semana Mundial do Brincar com o evento “Brincar, imaginar e criar é só começar”. Na edição de 2016, a iniciativa tem como tema “O brincar que encanta o lugar” e visa ressaltar a importância do brincar na sociedade, lembrando os adultos da necessidade de preservação e respeito do tempo das crianças brincarem.

Para a coordenadora pedagógica da instituição, Christiane Carvalho, a ação teve início com o pensar sobre as brincadeiras. “Estávamos pesquisando e planejando brincadeiras diferentes das atuais para envolver pais e filhos. Nossa intenção foi resgatar jogos e reciclar materiais para tornar o dia diferente e atrativo para todos”, pontuou.

Os pais aprovaram a iniciativa. “Uma delícia passar a tarde com minhas filhas e quando a gente participa ativamente da vida das nossas crianças percebemos mais de perto o desenvolvimento delas”, falou a universitária Núria Andrade, mãe das pequenas Vitória e Geovana.

Bruno Cerqueira Silva, eletricista, também aproveitou a iniciativa para brincar com os filhos. “Atualmente as crianças só querem saber de vídeo game e computador e nós pais nunca brincamos com isso. Acho que falta a brincadeira de rua, os jogos e hoje está sendo um dia muito gostoso”, completou o pai de Davi, de seis anos.

Para a assessora técnica do Programa Educação: Conquista Coletiva (ECC) da Fundação FEAC, a Semana Mundial do Brincar abre esse espaço para as crianças brincarem livremente e ainda aproxima os pais de seus filhos. “As ações que estão acontecendo nas entidades conveniadas são um estímulo para que continuem a ocorrer durante todo o ano. É importante incentivar esse brincar para promover o desenvolvimento da criança”, ressaltou.

Neste 2016, dez instituições que participam do ECC realizarão ações em diversos pontos de Campinas. Entre elas, as cinco entidades que foram contempladas na primeira edição do Programa: Casa da Criança de Sousas, Associação dos Amigos da Criança – AMIC, Casa da Criança Madre Anastácia, Centro Infantil Tia Nair e Creche Mãe Cristina; e outras cinco que estão na segunda edição: AMIC – Village, Casa da Criança Meimei, Creche Menino Jesus de Praga, Centro de Formação Semente da Vida e Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo – SPES.

Informações: (19) 3794.3556