(Por Ingrid Vogl)

A partir de agora, o Centro Comunitário da Criança do Parque Itajaí e Região (Cecompi) passa a recolher esponjas de uso doméstico para reciclagem. A entidade, parceira da Fundação FEAC, está cadastrada no Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas que existe desde 2014. Trata-se da primeira e única iniciativa no mundo a transformar esponjas de limpeza doméstica em matéria-prima para fabricar novos produtos, como pás de lixo, lixeiras, suportes de notebook, entre outros.

Segundo Gizele Cardoso do Araújo, voluntária do Cecompi, será realizada a divulgação da ação junto aos atendidos pela entidade e também para a comunidade do entorno. A campanha de divulgação deve chegar também até as escolas próximas do Parque Itajaí e ser feita pelas redes sociais. “Além de contribuir com o meio ambiente, a arrecadação dessas esponjas trará um retorno financeiro para a entidade, sem custo algum,  possibilitando continuar nosso atendimento com qualidade, carinho e dedicação”, explicou Gizele.

Mais do que apoiar uma causa socioambiental, a ação também promove o vínculo e a solidariedade entre as pessoas. “É importante ressaltar que toda ação socioambiental é bem-vinda aos serviços ofertados pelas entidades de assistência social, pois, por meio dela, é possível trabalhar questões de relação da pessoa com o meio ambiente e sociedade. Por outro lado, além de potencializar o trabalho realizado pela entidade, é uma fonte de recurso que contribui para o orçamento da instituição”, avaliou Allan Scheffer Oliveira, assistente social do Departamento de Assistência Social da FEAC.

Reciclagem

Desde a criação há 3 anos, cerca de 500 mil consumidores no Brasil já aderiram ao Programa e permitiram a coleta de 4 toneladas de resíduos. A ação tem como foco o protagonismo do consumidor para que sejam formadas redes de coleta que beneficiem o meio ambiente e causas de alto impacto social.

Para participar, qualquer pessoa ou instituição, como escolas, entidades, empresas, podem se cadastrar no site da Terra Cycle, que junto com a Scotch-Brite (3M), é responsável pelo Programa.

Podem ser coletadas esponjas de limpeza doméstica de qualquer marca, sendo preciso juntar, no mínimo, 500 gramas. Para fazer o envio, o consumidor poderá solicitar a etiqueta pré-paga na página do programa e fazer o envio de remessas em agência dos Correios, a partir de qualquer lugar do Brasil, sem nenhum custo.  A cada esponja enviada à Terra Cycle, o consumidor soma 2 pontos, que se convertem em R$ 0,02. O valor total é doado a uma escola ou instituição com fins não econômicos que são escolhidos pelos consumidores que fizerem o envio das esponjas.

 Campanha

Para incentivar ainda mais a coleta e reciclagem das esponjas, foi lançada em março de 2017 a campanha Limpando Minha Casa. A ação irá premiar os dez participantes que mais coletarem esponjas de limpeza doméstica no período de 1º de março a 30 de junho de 2017.

O prêmio consiste em 66 mil pontos extras para os usuários, sendo que cada ponto equivale a R$ 0,01 centavo que depois será revertido em doações para instituições com fins não econômicos de todo o país.

Saiba mais sobre o Cecompi: www.facebook.com/Cecompi

Conheça o passo a passo para participar do Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas: www.youtube.com

Saiba mais sobre a Terra Cycle: www.terracycle.com.br

Saiba mais sobre a Scotch Brite: www.scotch-brite.com.br/3M