(Por Laura Gonçalves Sucena)

Quando Maria Viviane da Conceição chegou em Campinas/SP, há dois anos, não podia imaginar que uma oficina de corte e costura poderia mudar a sua vida. Sem arrumar emprego, a alagoana decidiu se dedicar às agulhas e tecidos e procurou auxílio na instituição Casa Maria de Nazaré – unidade Casa dos Anjos.

Parceira da Fundação FEAC, a instituição localizada na região Noroeste, oferece diversas atividades intergeracionais e de convivência e fortalecimento de vínculos.  Viviane optou pela oficina de Corte e Costura, modalidade que ensina desde fazer uma barra de calça até confeccionar roupas. “Desde que comecei a frequentar a Casa dos Anjos, minha vida mudou. Hoje já vendo o que produzo, faço de tudo e estou muito feliz. É tão bom quando alguém acredita na gente e foi isso que aconteceu aqui. Acreditaram em mim!”, comemorou.

No espaço de convivência da instituição, os atendidos buscam o desenvolvimento de suas potencialidades. O objetivo é integrar as pessoas, ter um local de convívio e relacionamento e promover a qualidade de vida, visando o fortalecimento de vínculos que vai para além da inclusão no mercado de trabalho e da geração de renda.

Na entidade, as oficinas de Corte e Costura e Pequenos Reparos contam com o financiamento da empresa Sanphar e apoio do Sesi. Segundo a coordenadora da Casa dos Anjos, Maittê Godoi da Silva, a procura por vagas é grande uma vez que os cursos são mais uma ferramenta para garantir a autossustentabilidade.

“Muitos dos resultados alcançados não podem ser medidos por meio de uma análise qualitativa e quantitativa, mas as oficinas oferecem uma mudança significativa na vida de muitos atendidos”, falou a coordenadora.

De acordo com Maittê, há uma interação entre os participantes que valoriza também as trocas e experiências.  “O objetivo das oficinas é mais do que ensinar um ofício, é oferecer um espaço de convivência, transformar a vida, ampliar o horizonte e trabalhar com a postura dessas pessoas com relação à vida”, relatou.

A oficina de Corte e Costura, que conta 40 atendidos nos módulos iniciante e avançado, capacita as alunas para modelar e montar peças básicas de confecção, utilizando técnicas de modelagem plana, corte, costura e acabamento visando qualidade na produção do vestuário. “Elas também aprendem a escolher o tecido, fazer um embrulho de presente e colocar preço nos produtos para a venda”, completou a coordenadora.

Já a oficina de Pequenos Reparos trabalha com pintura; elétrica e hidráulica; e empreendedorismo. “Trabalhamos com os módulos e dessa forma os usuários podem escolher o que gostam e ainda tem a parte em que eles desenvolvem suas potencialidades de empreendedor, aprendem a precificar o serviço e a atender o cliente com qualidade”, falou Maittê.

“Esse curso de Corte e Costura mudou a minha vida. Eu cheguei aqui com depressão porque tive um acidente que prejudicou a minha perna, então não conseguia emprego. Aprendi a costurar, faço roupa para meus filhos, faço barras, outros serviços e ganho o meu dinheiro. Tenho vontade de trabalhar e hoje sou uma pessoa feliz”, comemorou a dona de casa Isaura Bardalati.

Para a assistente social da instituição, Renata Gomes Martins, o curso resgata a autoestima das usuárias. “Elas trabalham suas competências, se motivam e se modificam em relação às suas realidades.  As oficinas acabam estimulando o crescimento, aquecendo as relações entre o indivíduo e o coletivo”, garantiu.

Artesanato

Outra atividade oferecida pela Casa dos Anjos é a oficina de Artesanato. “Há quatro anos, começamos a atividade intergeracional visando trabalhar a convivência e a autoestima. Nossa ideia não era o empreendedorismo, mas isso acabou acontecendo também”, explicou Maittê.

Abordando diversas técnicas que vão desde pintura, customização, reciclagem e montagem de peças, a oficina faz sucesso entre as atendidas. “Procurei a Casa dos Anjos porque estava desempregada e comecei a fazer as aulas. Hoje me considero uma artesã e pretendo me aperfeiçoar sempre mais. Aqui temos novas ideias, somos muito unidas e o ambiente é muito bom. Já vendo meus produtos e essa renda ajuda em casa”, garantiu Tatiane Abraão da Silva.

Para o assessor social da Fundação FEAC, Alann Scheffer Oliveira, é importante valorizar a convivência para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “O trabalho realizado pela Casa dos Anjos tem o intuito de ultrapassar o aprendizado de técnicas e a produção.  É importante que essas oficinas estejam alinhadas ao que preconiza a política de assistência social”, enfatizou.

Atendendo mais de 20 alunas, a oficina ainda trabalha a família como um todo. Enquanto as mães desenvolvem o artesanato, as crianças aproveitam para fazer artes manuais. “Aqui trabalhamos a arte com a intenção de aumentar a autoestima, queremos que elas tenham novas vivências, se socializem e também possam contar com um momento com seus filhos. Esse entrosamento entre a família é muito saudável”, concluiu a educadora social da instituição, Lúcia Ramos.

Saiba mais: www.casademariadenazare.org.br