Gerar impactos sociais positivos e pautar a sociedade incentivando o exercício da cidadania

(Por Ariany Ferraz)

Do desejo de atuar em prol das questões sociais do casal Odila e Lafayette Álvaro e de um grupo de expressivas lideranças de Campinas surgiu, há 54 anos, a Fundação FEAC. São décadas de realizações contribuindo para a promoção humana, a assistência e o bem-estar social, com prioridade à criança e ao adolescente.

Ao longo de sua trajetória, através de uma atuação integrada e articulada com as entidades sociais de Campinas, a Fundação se destacou graças ao modelo de apoio e incentivo à ação social, executando e contribuindo com  programas e projetos dirigidos à população em situação de vulnerabilidade e risco social. Atualmente, são implementadas mais de 60 iniciativas em conjunto com organizações da sociedade civil, institutos, fundações e outros parceiros. Além disso, se dedica a prestar assessoramento técnico, administrativo e financeiro para o fortalecimento dos movimentos sociais, grupos populares e de usuários, lideranças comunitárias e das organizações da sociedade civil.

Futuro alicerçado pela história

Honrar as conquistas e olhar para o futuro. A Fundação FEAC busca, de forma contínua, gerar impactos sociais positivos. Em razão disso “procura adotar boas práticas e buscar inovação social para erradicação da pobreza e demais vulnerabilidades e riscos sociais em Campinas”, reitera Leandro Pinheiro, superintendente socioeducativo da Fundação FEAC.

A Fundação mantém como um dos principais eixos de atuação o assessoramento para as Organizações da Sociedade Civil (OSC) com objetivo de que atuem de forma cada vez mais autônoma, com processos de gestão eficientes, conformidade, regularidade e, principalmente, impacto social significativo, como propõe o Programa Qualificação da Gestão de OSC.

Para enfrentar esses complexos desafios e deixar um legado para a sociedade, a Fundação FEAC tem buscado uma atuação mais assertiva e consciente. Para isso foca seus investimentos nas áreas de maior vulnerabilidade social identificadas a partir do diagnóstico socioterritorial. Desta forma, os recursos são otimizados para gerar melhores resultados e chegar a quem mais necessita.

As iniciativas em parceria com organizações da sociedade civil incluem ações em múltiplas temáticas. Partindo do Programa Cidadania Ativa, que promove mobilização e engajamento para energizar a sociedade a agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.

Desde os primeiros passos na infância, buscando promovê-la com objetivo de assegurar que todas as crianças tenham desenvolvimento adequado à sua faixa etária através do Programa Primeira Infância em Foco. Também olha para a juventude incentivando o protagonismo propositivo e engajado com o desenvolvimento social por meio do Programa Juventudes, que promove, entre outras ações, a criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens.

Incentiva  a mobilização comunitária para transformar territórios gerando bases para uma cidade mais inclusiva, acolhedora, eficiente e sustentável. Esse é o propósito de outra iniciativa, o Programa Desenvolvimento Local. E ainda sobre a inclusão, o Programa Mobilização para Autonomia (MOB) contribui com soluções para assegurar a inclusão efetiva das pessoas com deficiência. Se dedica a romper barreiras para que as pessoas com deficiência possam participar da sociedade e exercer plenamente seus direitos.

A Fundação FEAC também investe no bem-estar e proteção das crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de acolhimento, público para o qual estão direcionados os esforços do Programa Acolhimento Afetivo que objetiva garantir espaços de construção de identidade e cidadania plena, ampliando as redes individuais de vínculos familiares e sociais protetivos. A prevenção ao agravamento da vulnerabilidade social e o reforço dos  vínculos familiares e sociais protetivos são também focos de atuação da FEAC pelo Programa Fortalecimento de Vínculos, que promove  a qualificação de ações integradas de cultura, esporte e cidadania.

Além de prevenir o agravamento de situações de risco social, há um compromisso de se enfrentar e mitigar os impactos das violências. Assim, com o Programa Enfrentamento a Violências busca romper os ciclos que as perpetuam com objetivo de promover o bem-estar e a cultura de respeito, empatia, tolerância e paz. E nessa abordagem a educação é crucial para formação de um cidadão integral em todos os aspectos, objetivo dos projetos do Programa Educação. Contribuir para uma educação pública cada vez melhor, como pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade é o objetivo deste programa.

Pautar a sociedade com temas relevantes

Um novo portal da Fundação FEAC está no ar e a proposta é melhorar a comunicação com a comunidade e chamar a atenção da sociedade para causas importantes, ao difundir conteúdos e evidenciar temáticas que contribuem para a qualificação dos debates acerca das mesmas. Além de ser um meio de divulgação de ações, a expectativa é que o site se torne uma ferramenta para mobilização e engajamento, cumprindo uma função social ao incentivar o exercício da cidadania plena e a disseminação de soluções para uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária.

Neste sentido coloca em evidência temas relevantes para promoção do bem-estar e proteção das crianças, adolescentes, adultos e idosos, assim como procura dar visibilidade para privações de direitos e  estratégias para romper  ciclos de pobreza e violência que se perpetuam. A ideia é incentivar a cultura de respeito, empatia, tolerância, paz e, especialmente, solidariedade.

Além de intensificar a interação com o público, é um instrumento de comunicação de resultados que reforça a prática da transparência, sendo um canal de prestação de contas para a sociedade com compartilhamento de informações com fins de diálogo e relacionamento, e estreitamento das relações com todas as partes interessadas.

Toda a organização e disposição das informações, bem como de novos conteúdos, foram pensadas para facilitar a navegação do internauta que pode transitar facilmente pelo canal, tanto nos dispositivos móveis quanto nos computadores, além de contar com recursos de acessibilidade.