Ação gratuita reúne diversas atividades culturais, esportivas e recreativas e foi adiada por mau tempo

Consolidar as redes locais dos territórios de Campinas e fomentar o pleno desenvolvimento humano. Esse é o principal objetivo do Urbanizarte, projeto  da Fundação FEAC que oferece atividades culturais, esportivas e recreativas para diversos públicos. A iniciativa promove ações que incentivem a identidade e o pertencimento local e estimulem a socialização e a convivência comunitária.

A primeira edição 2018 do UrbaniZarte foi adiada do dia 19 para o dia 26 de maio, devido ao mau tempo. O evento acontece no próximo sábado, das 14h às 17h, na Praça Marlene Truzzi Sibila, conhecida como Praça do Senna (Rua Paraibuna, s/n, Jardim Flamboyant). Neste ano, outras edições do UrbaniZarte estão previstas até dezembro nas seguintes regiões: San Martin, Village, Vila Ipê, DIC, Vila União, Jardim Bassoli, São Fernando, Campo Grande e novamente Flamboyant.

Segundo Aline Romero Figueiredo, técnica de referência e responsável pelo projeto, cada uma das ações a ser realizada nas edições do Urbanizarte é definida pelos representantes da rede local e moradores de cada região, de acordo com as realidades e demandas.

“A construção coletiva de cada Urbanizarte é muito rica, porque em primeiro lugar, a realidade de cada território é entendida, pensada e planejada, para que o produto final seja o engajamento de toda a população nessa ação”, explicou Aline.

A elaboração de cada Urbanizarte vem se aprimorando desde 2017, quando foram realizadas cinco edições do evento. De acordo com Aline, o engajamento de cada uma das instituições e equipamentos públicos que compõem as redes locais vem aumentando e resultando em impactos sociais positivos.

“O primeiro objetivo do Urbanizarte é que as instituições e equipamentos da rede se conheçam, e percebemos que após a realização da ação, a mesma rede passa a participar e se apropriar dos espaços territoriais, e pensar novas propostas para compor planejamentos, dando assim continuidade ao trabalho de contribuir cada vez mais com a prevenção e combate às vulnerabilidades do território”, analisou Aline.

Entre as atividades que serão oferecidas no Urbanizarte, várias serão especialmente destinadas às crianças e compõem a Semana Mundial do Brincar 2018 que acontece, em versão local, de 19 a 28 de maio. Este ano, a Fundação FEAC contribui com a Semana Mundial do Brincar, que tem o objetivo de refletir e debater o brincar e sua importância no desenvolvimento da primeira infância.

A iniciativa está alinhada com a Semana Mundial do Brincar que desde 2009 é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância.

O Urbanizarte é um projeto que integra o Programa Fortalecimento de Vínculos da Fundação FEAC, que investe na qualificação de ações integradas de cultura, esportes e cidadania com o objetivo de prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e reforçar os vínculos familiares e sociais protetivos.

Confira oficinas e parceiros da 1ª edição do Urbanizarte 2018

Centro de Saúde Boa Esperança – Dentinho Saudável (Higiene Bucal)

Centro de Saúde Boa Esperança – Pintura Temática

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Flamboyant – Construção de Brinquedos Recicláveis

Centro de Formação Semente da Vida – Contação de Histórias

Equipe Unidos Pelo Próximo (UPP) – Pintura de Rosto

Equipe UPP – Pintura de cabelo com spray

Equipe UPP – Modelagem com bexiga

Fundação FEAC – Piaba

Instituto Padre Haroldo – Rotas para o Futuro (cobertura do evento)

Voluntário: Rael – Construção de faces com argila 

Recreação

Estrelas em Festa – Interação com personagens infantis

Equipe UPP – Cama Elástica

Voluntário: Ramiro – Resgate de Brincadeiras de rua

Apresentações

MC Nega May – Abertura

Matheus Vieira – Sertanejo

CRAMI – Ritmo e Poesia

Instituto Padre Haroldo – Danças Urbanas

Serviço Social Nova Jerusalém – Musical Integrado

Serviço Social Nova Jerusalém – Judô

Resgatando Valores – Coral

Alimentação

Pipoca – Força Sempre Ação Cidadã

Algodão Doce – Força Sempre Ação Cidadã e Equipe UPP

Sorvete

Frutas

Agua

Além dos parceiros citados, Rede Intersetorial Mosaico, Centro de Saúde Conceição, Centro de Saúde 31 de Março, Pernas de Aluguel, Instituto de Solidariedade Alimentar (ISA) e Sanasa também contribuem com o evento.

Serviço: 1ª edição Urbanizarte 2018

Data: sábado, 26 de maio

Horário: 14h às 17h

Local: Rua Paraibuna, s/nº Jardim Flamboyant – Campinas/SP

Conhecida como Praça do Senna

(Em caso de mau tempo a ação será remarcada)